Conceitos: Alma, Espírito, Perispírito, Homem

"14 - A união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o homem; a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito.

Nota - A alma é, assim, um ser simples; o Espírito um ser duplo e o homem um ser triplo. Seria, pois, mais exato reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente, e a palavra Espírito para o ser semi-material formado desse princípio e do corpo fluídico. Mas, como não se pode conceber o princípio inteligente isolado de toda matéria, nem o perispírito sem estar animado pelo princípio inteligente, as palavras alma e Espírito são, usualmente, empregadas indiferentemente uma pela outra; é a aparência que consiste pelo todo, da mesma forma que se diz de uma vila que ela é povoada por tantas em tomar a parte almas, um povoado de tantas casas; mas, filosoficamente, é essencial diferenciá-las."


O que é o Espiritismo

Um comentário:

  1. 134 - Que é a alma?
    "Um Espírito encarnado."
    a)Que era a alma antes de se unir ao corpo?
    "Espírito"
    b)As almas e os Espíritos são, portanto, idênticos, a mesma coisa?
    “Sim, as almas não são senão os Espíritos. Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente revestem um invólucro carnal para se purificarem e esclarecerem."
    Livro dos Espíritos
    Não haveria uma contradição ou melhor indefinição nos conceitos da alma e do espírito?

    ResponderExcluir